Já abriu Sealife, no Porto

O oceanário Sea Life, na cidade do Porto, já abriu! Localizado entre o Castelo do Queijo e o Parque da Cidade, este aquário conta com cerca de 5.800 criaturas marinhas para deliciar os visitantes. Os animais aquáticos estão distribuídos em 31 aquários divididos em três grandes grupos: água doce, autóctones de Portugal e outras espécies.

Os primeiros a entrar no Sea Life Porto foram os tubarões e as raias de climas tropicais. Os últimos foram os escalos, as panjorcas, as percas sol, as trutas, os barbos, as carpas e as tainhas, vindas de viveiros do norte do país e de Espanha.

De carro são transportados os mais pesados (como os tubarões) e de avião, viajam os mais pequenos (as anémonas, as alforrecas, o peixe-palhaço). As tartarugas chegarão para o ano, quando estiver pronta a expansão do oceanário para o exterior, onde vão morar ainda focas, lontras e pinguins.

Primeiro, os peixes foram deixados nos aquários dentro dos sacos de transporte, para se adaptarem à diferença de temperatura e de ambiente.

Só depois entraram no aquário, «para não haver nenhum choque térmico que possa causar algum stress», num processo de «troca de águas demorado», de modo a conseguir uma «melhor transição de ambientes», explica Jorge Soares, veterinário e chefe da equipa de biólogos.

As espécies tropicais, como o tubarão de recife de pontas pretas e o tubarão castanho, e as espécies europeias como o galhufo e o cação, além de estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, peixes-palhaço e raias, são algumas das que podem ser vistas no equipamento.

Situado junto à Praça Gonçalves Zarco (zona adjacente ao Parque da Cidade), o Sea Life terá 12 zonas distintas, desde uma paisagem de água doce do Parque Nacional do Douro até ao tanque/oceano, o aquário Neptuno, de 6,70 metros de altura e 600 mil litros de água salgada, onde estão os tubarões.

Atravessamos a zona das piscinas rochosas, onde se poderá tocar nalgumas espécies (caranguejos, lagostas, amêijoas).

Ficamos a saber que animais e plantas que habitam nestes locais têm uma grande capacidade de adaptação aos diferentes habitats provocados pelas marés alta e baixa. Entramos numa sala que reproduz o casco de um navio afundado onde se formam autênticos recifes artificiais.

Este é um espaço particular, com um túnel que permitirá aos visitantes passear debaixo de água com os peixes nadando em redor.
O Reino dos Nemos será outra atracção com os coloridos peixe-palhaço a espreitarem de um lado para o outro. Mais à frente, encontramos as Grutas do Oceano onde vão morar espécies tropicais.

No segundo piso entramos na sala do baú do Tesouro, atravessando o espaço dedicado às exposições temporárias (mudam anualmente).
O Sea Life abre com a Academia dos Tubarões (Shark Academy). Com a ajuda de quadros interactivos, explica como funcionam as mandíbulas de uma das espécies mais temidas pelo homem. Ao mesmo tempo que lança uma questão: "Serão eles os caçadores ou seremos nós, homens, que estamos a quebrar algumas regras?".

Fica-se a saber que a espécie mais pequena é o peixe-palhaço, que mede 1,5 centímetros, e o maior, com 1,20 metros, é o tubarão-lixa. Os cavalos-marinhos e os nemos também lá estão à espera da visita de todos...

O Sea Life estará aberto todos os dias (excepto no dia de Natal), entre as 10:00 e as 18:00.

Para os adultos, o bilhete de entrada no Sea Life custa 10,95 euros. As crianças, entre os 4 e os 12 anos, pagam 8,20 euros, o mesmo que os seniores, a partir dos 55 anos. Crianças com idade inferior a 3 anos não pagam entrada. Também pode optar pelo bilhete familiar: 2 adultos + 2 crianças = 32,50€.

Comentários

Mensagens populares