Peixe Escalar

O Escalar é um peixe proveniente da América do Sul, mais concretamente da Bacia do Amazonas e de todos os afluentes. Encontra-se junto às margens de rios e ribeiros.

É um peixe pacífico que tem a particularidade de se mover e parar a grande velocidade.

Aquário
Como animal de cardume, o Escalar deve ser mantido em grupos de, no mínimo 4 indivíduos, ou casal. Este prefere viver apenas com a sua espécie, onde se sente bastante protegido.

O aquário deve ter no mínimo 100 litros e o PH estar entre 6 e 7. A dureza da água deve centrar-se entre 3 e 10 dH e a temperatura pode variar entre os 22ºC e os 28ºC.

Estes animais chegam a medir 15 cm, por isso precisam de um aquário médio/ grande, com bastantes plantas.

Alimentação
O Escalar alimenta-se de insectos, larvas e peixes. Em cativeiro é fácil de alimentar, recorrendo-se a rações à venda em lojas de animais e suplementando com alimento vivo ou congelado.

Reprodução
A reprodução do Escalar é fácil e este tende a ser monógamo. Por isso, é complicado juntá-lo com outro indivíduo depois de esse já ter escolhido o seu par. Quando dentro de um aquário comunitário dois escalares estão muito juntos um do outro e se isolam do resto do grupo isso quer dizer que estes formaram um casal.

Estes peixes atingem a maturidade sexual entre os 6 e os 12 meses, dependendo das condições do aquário. Aos três anos, a frequência do acasalamento decai e pode mesmo cessar.

A fêmea deposita os ovos numa superfície por ela escolhida no aquário. O macho fertiliza os ovos. Podem ser depositados 100 ou mais ovos, conforme o tamanho e condição física da fêmea.

O casal cuida dos ovos em conjunto. Após alguns dias, os ovos rebentam, mas os recém-nascidos mantém-se no mesmo sítio, alimentando-se dos próprios sacos. Ao fim de uma semana, os peixes começam a nadar livremente no aquário.

Tipos de Escalar

Prateado – A coloração encontrada em estado selvagem. De corpo prateado e olhos vermelhos, tem três riscas verticais que variam, tornando-se mais intensas ou mais pálidas, conforme a disposição do peixe.
Dourado – Sem olhos vermelhos ou riscas verticais, a cor deste tipo de Escalares é um castanho claro, semelhante ao dourado.
Zebra - Nesta variedade, o número de riscas verticais é maior, entre 4 e 6. É uma das variedades mais apreciadas.

Smokey, Chocolate, castanho, Mármore, Leopardo, Koi, entre outras, são diferentes colorações em que se pode apreciar o Escalar.

Comentários

Mensagens populares