Cuidados com a Pele e o Pêlo Canino
Os nossos cães são tão sensíveis ao calor e ao Sol como nós. Por isso, hoje explico aqui os principais cuidados a ter com a pele e o pêlo canino no Verão.

Quais são os cuidados a ter com o pêlo do cão no Verão?
A tosquia é um dos principais cuidados a ter com o pêlo do cão no Verão. Não só lhes dá mais conforto como também ajuda a remover o pêlo morto, e portanto o cão fica com melhor aspecto. Mas há alguns cuidados que deve ter ao fazer a tosquia! Por isso, não se aventure a fazer a tosquia em casa com uma máquina de rapar cabelo, por exemplo. Clique aqui para encontrar um veterinário para cães que faça tosquias ou vá a um spa canino.
Isto porque nem todos os cães devem ser tosquiados e a tosquia também não deve ser feita, perdoem-me a expressão, “à toa”. Só os cães de pêlo longo é que devem fazer a tosquia, mas o pêlo só deve ser aparado. É importante manter o pêlo forte, saudável e com uma altura que ainda seja capaz de proteger o pêlo. Está fora de questão rapar o pêlo dos cães, seja qual for a raça!
Quanto às raças que não devem ser tosquiadas, há dois tipos. Primeiro temos os cães de pêlo curto, como os labradores. Mesmo que esteja a perder pêlo ou que o cão tenha calor, não faça a tosquia. Em vez disso, procure outras formas de ajudar a aliviar o calor, como dar água fresca, passear de manhã cedo em campos relvados ou até mesmo passar uma toalha húmida pelo pêlo para refrescar.
A seguir, temos os cães de pêlo duplo, como os pastores alemães e os huskey. Estas raças, embora não pareçam de pêlo curto, têm duas pelagens – uma camada superior, que parece longa, e um sub-pêlo que muda consoante o tempo. Por isso, não precisam nem devem ser tosquiados no Verão. Para tirar o pêlo morto, aliás, basta fazer uma massagem profunda com um pente o sub-pêlo de Inverno começa a cair.
A propósito, deixo aqui mais algumas dicas sobre como proteger o seu cão em dias de calor, até porque este ano se espera novamente um Verão muito quente na Europa. Portugal deve ser mais poupado do que países como Espanha ou Itália, mas não vamos fugir completamente ao calor. Portanto, quer fique em casa, quer vá de férias, é bom saber como proteger o seu cão do calor.
Quais são os cuidados com a pele do cão no Verão?
Relativamente à pele, tal como nós, os cães também precisam de protector solar. Sim, leu bem: protector solar! Mas não pode ser o mesmo protector solar que usamos para nós, já que alguns ingredientes nos protectores solares para humanos podem ser tóxicos para os cães. No entanto, nas lojas de animais já encontra protectores solares fabricados especificamente para cães, que não apresentam qualquer risco.
Deve aplicar o protector com cuidado antes de sair de casa, de modo a ter a certeza que toca realmente na pele. Em princípio, basta aplicar uma vez por dia antes de ir passear o seu melhor amigo. Contudo, se estiver em viagem e andar com o seu cão na rua todo o dia, ou se for para a praia, pode voltar a aplicar o protector solar passado algumas horas. Não há nenhuma marca de protector que recomende em particular.
A maioria dos protectores para cães e gatos tem FPS 30, ou pelo menos esses são os mais comuns nas lojas de animais e em supermercados (como no Continente). Mas, se procurarem online, conseguem arranjar mais variedade e melhores preços. No caso dos cães e gatos com pelagem branca ou albinos, recomendo colocar um protector solar com FPS 50 para proteger a pele, já que são mais vulneráveis.
Resumindo, os cuidados com a pele e o pêlo canino no Verão são muito simples. De tiver um cão de pêlo longo, faça uma tosquia para lhe proporcionar algum alívio e para ser mais fácil aplicar o protector solar quando estiver exposto ao Sol. Se tiver um cão de pêlo duplo, faça apenas uma massagem para retirar o pêlo morto de Inverno. Se tiver um cão com pêlo curto, é ainda mais fácil aplicar o protector solar antes de sair de casa!
No caso de terem alguma dúvida sobre os cuidados com o pêlo do cão, ou como o proteger do calor, recomendo mais uma vez que consultem o vosso veterinário.
Comentários