Que aquário escolher?

Ao decidir enveredar pela aquariofilia deverá ter como primeira preocupação a escolha do Aquário. Existem aquários de vários tipos, tamanhos e formas. Numa primeira classificação distinguem-se os aquários de água fria dos aquários de água quente de acordo com as necessidades e origens os peixes que neles irão nadar!


Formato
Ao longo dos anos os aquariofilistas foram aprofundando os seus conhecimentos e a sua experiência na construção de habitats cada vez mais perfeitos para os seus peixes.
Deste modo, a forma mais adequada para os aquários, quer sejam de água quente ou fria, é a forma de paralelipípeda. Esta forma permite melhores condições de limpeza, manutenção da qualidade da água e permitem uma maior superfície de contacto com o meio exterior. Ao contrário do que pode pensar, os aquários em forma de globo não são de todo adequados à manutenção de peixes em cativeiro pois a água suja-se rapidamente e o ar não é suficientemente renovado. Se o seu problema for o tamanho, existem actualmente no mercado aquários paralelipípedos de pequenas dimensões para alojamentos de um ou dois peixes. Mas não se esqueça que os peixes crescem que rapidamente poderá ter que adquirir um novo equipamento de maiores dimensões. Pondere bem e aconselhe-se na loja da especialidade onde vai adquirir os peixes. Por vezes, basta uma compra e não duas!

Instalação do aquário
Antes de comprar um aquário decida qual o melhor local para o colocar. Procure um local calmo, que não seja espaço de passagem e de muitos ruídos e que não esteja exposto directamente à luz solar. Faça uma lista de todo o equipamentos que irá utilizar não só na montagem como também na futura manutenção: pequenos recipientes de plástico, pinça, raspador, coador, rede, esponja, sifão, filtros, lâmpadas fluorescentes, aquecedor (apenas para aquários de água quente (peixes tropicais)), termómetro, termostato, areão, plantas, pedras, madeira e água.

Comentários

Mensagens populares