Porque adoecem os peixes?

Ocasionalmente, os peixes também são afectados por doenças que com alguma facilidade conseguimos tratar. A maioria das doenças são provocadas por uma manutenção incorrecta do aquário, ou aquando da introdução dos novos peixes ou plantas.
Caso os peixes desenvolvam doenças juntamente, o aquário de quarentena pode passar imediatamente a aquário hospital. Também as plantas devem ser cuidadosamente limpas, passando-as várias vezes por água corrente. Podem ser mergulhadas durante alguns minutos numa solução de permanganato de potássio, que irá destruir todos os seres microscópicos presentes nas folhas.

Os factores externos, tais como o fumo do tabaco, qualquer tipo de sprays ambientadores, de limpeza ou insecticidas, os vapores de tinta, ou os produtos de limpeza dos móveis ou vidros, provocam graves problemas no aquário, podendo causar a morte a toda a sua população. Deve-se evitar ao máximo a utilização destes produtos. Cuidado ao limpar os vidros do aquário: em vez de usar produtos químicos, utilize um pano macio humedecido com água morna. Não coloque as mãos sujas dentro da água do aquário, nem as lave com sabões ou detergentes abrasivos. Opte por um sabão neutro de glicerina ou o azul-e-branco, mas passe as mãos sempre abundantemente por água morna corrente, para retirar qualquer vestígio desses produtos.

Vigie atentamente os seus peixes, se possível, todos os dias. Aproveite a hora da alimentação para esse efeito.

Os sinais de que um peixe poderá estar doente são vários, tais como: a falta de apetite, perturbações na natação, alteração na cor, dificuldades em respirar, ou alteração do comportamento. Observando atentamente o corpo dos peixes, também se pode verificar se existem falta de escamas ou escamas levantadas, hemorragias externas ou ainda lesões nas barbatanas.

Comentários

Mensagens populares