Atum...

Bifes de atum, salada de atum, empadão de atum, atum enlatado... há tantas variedades de atum, tantas formas de o podermos comer. Mas não é isso que aqui importa! Falemos do atum enquanto espécie animal.

É um dos peixes mais importantes do ponto de vista pesqueiro.
Vive nas regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos. Apresenta um corpo alongado, boca grande, duas barbatanas dorsais bem separadas e ajustáveis a um sulco no dorso.

O atum e espécies vizinhas têm um sistema vascular especializado em trocas de calor, podendo elevar a temperatura do corpo acima da água onde nadam (são endotérmicos). Por isso, são grandes nadadores, podendo realizar migrações ao longo de um oceano. Este peixe consegue nadar até 170km/h num único dia. Normalmente formam cardumes só de peixes da mesma idade.

Tinusis é um atum que habita o Fixeland. É um peixe que gosta muito de aventura e é simpático com todos os outros peixes. Na cidade aquática de Aquafish, dá aulas de música gratuitas a todos os que quiserem aprender. Adora tocar flauta e violino. Quando não vive para a música, gosta de nadar e conhecer sítios novos.

Vem conhecê-lo no Fixeland! Se ainda não tiveres um FIXE, estás à espera do quê para criares um?

Comentários

Mensagens populares