Uma Raia no Fixeland...

O Fixeland tem mais um habitante marinho chamado Wani. É uma raia com focinho pontiagudo e uma cauda grossa e alongada. Wani é uma raia bastante vaidosa, sedutora, simpática e materialista. Vem conhecê-la melhor no Fixeland!

Enquanto isso, fica a saber mais sobre esta espécie aquática...

As raias, arraias ou peixes batóides são peixes cartilaginosos que têm o corpo achatado dorsiventralmente e, por consequência, as fendas branquiais encontram-se por baixo da cabeça.

As raias "típicas" têm as barbatanas peitorais como uma extensão do corpo, de forma arredondada ou em losango, pelo que se refere ao seu corpo como o "disco". Podem considerar-se neste grupo não só as verdadeiras raias (com pequenas barbatanas dorsais na extremidade da cauda), mas também os peixes-serra, os uges ou ratões (com um espinho venenoso na cauda), as raias eléctricas e os peixes-guitarra e mesmo os tubarões-anjos (embora estes tenham as fendas branquiais parcialmente dos lados do corpo).

As raias são muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, de tal forma que são incluídos na mesma subclasse, por isso a divisão entre raias e tubarões é meramente morfológica.
São animais, na sua grande maioria, sedentários, vivendo enterrados ou sobre fundos de areia ou lodo.

As raias alimentam-se de animais presentes no sedimento como crustáceos e moluscos. Os dentes formam várias fileiras, formando placas funcionais para trituração.

Comentários

Mensagens populares