O polvo Polvis

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés". A sua principal característica é uma coroa de oito tentáculos com fortes ventosas dispostos à volta da boca.

Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados, que caçam com os tentáculos e matam com o bico ósseo. Para auxiliar a caça, os polvos desenvolveram visão binocular e olhos com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percepção de cor.

Principalmente conhecidos pela capacidade de libertar uma tinta quando em fuga, os polvos possuem três mecanismos típicos de defesa: glândulas de tinta, camuflagem e autotomia de tentáculos.

A maioria dos polvos são capazes de libertar uma densa nuvem de tinta negra que os ajudam a escapar de predadores.

A camuflagem dos polvos é obtida através de algumas células especializadas da sua pele, podendo alterar a cor aparente e a opacidade de sua epiderme. A capacidade de mudança de cor também serve para alertar outros polvos sobre o perigo de ataque de um predador.
Alguns polvos, quando ameaçados, têm a capacidade de libertar tentáculos de forma semelhante às lagartixas que podem libertar as suas caudas.

Os polvos têm uma esperança média de vida curta, que normalmente não ultrapassa um ano.

No Fixeland esta espécie também existe. Chama-se Polvis, gosta de música e de viver perto das algas. Descobre mais acerca deste polvo!

Comentários

Mensagens populares