Como reconhecer o stress em gatos



Não é novidade que os gatos são animais de rotinas e que qualquer alteração pode causar uma mudança no seu estado de humor. Uma nova pessoa, a convivência com outros animais ou remodelações podem ser o suficiente para despoletar uma crise de ansiedade num gato. Mas como os gatos ansiosos ou em stress quase sempre têm sintomas, fique atento aos sinais: 

1. Perda de pêlo 
Os problemas de pele são outro problema muito comum nos gatos ansiosos. Nos casos mais graves podem ter queda de pêlo ao ponto ficar carecas ou lamber-se até arrancar o pêlo, por exemplo. Noutros casos, o pêlo fica mais “gorduroso” ou mais “sujo”. Fique sempre atento a mudanças dermatológicas ou no pêlo do seu gatinho, pois indicam um problema de saúde. 

2. Faz as necessidades fora da caixa
Um dos sinais mais claros de que o gato está stressado é fazer chichi ou cocó fora da caixa. Os gatos são animais extremamente limpos, portanto fazer as necessidades fora da caixa é sempre um sinal de alerta. Há três motivos que podem justificar este comportamento: (1) a caixa está demasiado suja ou tem pouca areia; (2) incontinência e (3) stress. 

3. Mais agressividade 
Os gatos ansiosos começam a demonstrar mais agressividade perante os humanos e os outros gatos, porque ficam mais defensivos do seu território. Normalmente o pêlo fica mais eriçado, deixam de dar a barriga para fazer festas, competem por comida, voltam a caçar e mudam de comportamento. 

Se nota estes sinais no seu gato, deve procurar a ajuda um veterinário e tentar perceber a causa da ansiedade. Se há mais animais em casa e essa pode ser a causa da alteração do comportamento, tente espalhar vários bebedouros, várias tigelas de comida e várias caixas de areia para diminuir a competitividade entre gatos. Isto vai tornar a convivência com outros animais mais simples. Além disso, deve tentar introduzir novas pessoas e novos animais em casa com cuidado e precaução, apresentando lentamente o "elemento novo" ao gato. 

Comentários

Mensagens populares