Quais são as principais preocupações que devo ter com os meus peixes?




Como qualquer animal, os peixes também podem adoecer. Apesar de não se falar dos problemas de saúde dos peixes tanto como nos cuidados com os cães e gatos, há alguns sinais de alarme a que os donos devem ficar atentos. Deixamos aqui 3 sinais de que o seu peixe pode estar doente e a precisar de cuidados veterinários urgentes!


As barbatanas do meu peixe estão a mudar. O que pode ser?


Se as barbatanas do peixe estiverem a ficar brancas ou a desaparecer, é sinal que estão (literalmente) a apodrecer. A primeira coisa que deve fazer neste caso é trocar a água do aquário. A segunda coisa que deve fazer – no caso de ter mais peixes – é separar o peixe doente, já que está vulnerável e outros peixes podem querer “mordê-lo”. Normalmente, deitar uma colher de chá de sal acelera a cicatrização. Se não notar melhorias ao fim de dois dias, procure um veterinário.


O peixe está de barriga para cima ou de lado. Isto é normal?


Não. Se os peixes estão de barriga para cima ou para o lado, é porque tem um problema digestivo. Se o peixe estiver com mais animais pode comer depressa demais para evitar “competição”, embora alguns peixes façam isto mesmo quando estão sozinhos. Outra hipótese é mudar de ração para uma que seja mais adequada – aconselhe-se com o seu veterinário sobre a melhor ração para peixes de água doce. Se o peixe estiver a ficar letárgico, o veterinário deve prescrever um antibiótico para misturar com a comida.


O meu peixe está a ficar com pontos brancos. Devo ir ao veterinário?


Os pontos brancos quase sempre são um sinal de que o seu peixe tem parasitas. Geralmente, os parasitas aparecem porque se infiltraram no habitat do aquário. Evite ter a água parada durante mais de 30 dias (o ideal é trocar a cada 15) e mantenha-a sempre com o pH e tratamentos adequados. No caso de conseguir ver os parasitas a nadar na água, tem de trocar a água do aquário e comprar um anti desparasitante numa farmácia, loja de animais ou veterinário. Os cães e os gatos também fazem a desparasitação!

Comentários

Mensagens populares