O que usar como recompensa ou reforço positivo no treino para cães

O treino para cães recorre frequentemente a “recompensas”. O objectivo das recompensas é funcionar como um reforço positivo: o cão associa esse comportamento a algo divertido e/ou saboroso, o que faz com que queira repetir este comportamento. Mas o que é que pode usar como recompensa durante o treino para cães? Deixo aqui algumas sugestões.

Petiscos/ Biscoitos
Os biscoitos são uma das formas mais populares de reforço positivo. A grande vantagem dos biscoitos é que são altamente motivantes para o seu cão. Por outro lado, se usar sempre os biscoitos ou outro tipo de petiscos, o seu cão só lhe vai obedecer e ser educado na presença de comida. Outro problema é que o consumo em excesso destes biscoitos não é saudável, porque são ricos em hidratos de carbono e gorduras.

Alguns especialistas em treino para cães recomendam ir reduzindo a quantidade de petiscos e biscoitos. Enquanto no início pode dar um petisco sempre que o objectivo for cumprido, depois pode dar apenas a cada 3 tentativas bem-sucedidas e ir reduzindo progressivamente. Eventualmente, o seu cão ganha o hábito sem esperar recompensa!

Brinquedos
Além da comida, os brinquedos também conseguem ser altamente motivantes para os cães. Muitos especialistas usam brinquedos durante o treino para cães, incluindo ossos de plástico, bolas ou cordas para roer. A grande desvantagem deste método é mesmo ter que comprar brinquedos cada vez que quer ensinar alguma coisa nova ao seu cão e fazer com que ele não se farte do mesmo tipo de acessórios.

Carinho
Outra recompensa que pode experimentar é… carinho! Nada é melhor para o seu cão do que lhe fazer festas na cabeça, brincar com ele e dar-lhe carinho. Há várias vantagens neste método: resulta fora de casa, quando não estiver prevenido com biscoitos ou brinquedos e não causa problemas na saúde do seu cão. Como vê, não precisa de gastar dinheiro em recompensas para treinar o seu cão!

Se precisa de ajuda, não hesite em contactar especialistas em treino para cães no Porto ou em Lisboa. Nem sempre é fácil responsabilizar-se sozinho pelo treino de um cão, por isso não há nada de errado em pedir ajuda a quem o faz todos os dias!

Comentários

Mensagens populares