PEIXES QUE VIVEM FORA DE ÁGUA

A expressão "como um peixe fora de água" não se pode aplicar se pensarmos naqueles peixes que deixam a água por algum tempo. Como podem os peixes deixar completamente a água e que tipo de problemas encontram?

Quando um peixe está no seu ambiente natural - a água -, não tem necessidade de se preocupar com a secura; mas fora de água é diferente. Um peixe pode ficar fora de água apenas durante um curto período. O problema é o da respiração.
Os peixes geralmente absorvem o oxigénio e expelem o dióxido de carbono através dos seus filamentos branquiais, tecidos delicados que, em regra, para deixarem passar os gases de dentro para fora e de fora para dentro, têm apenas uma fina camada de células entre o sangue e a água circundante. Tão delicadas são as suas brânquias que, nos peixes ósseos, estão encerrados numa caixa óssea protectora, de ambos os lados e por detrás da cabeça. Tal camada fina de células seca muito rapidamente se exposta no ar, e o peixe acaba por morrer. Para respirar em terra, os peixes desenvolvem dois sistemas: um, os pulmões; o outro, um órgão de respiração acessório, a bexiga natatória; existe em muitos peixes e destina-se a ajudar a flutuação, tendo-se originado a partir dos pulmões, primitivamente presentes nos peixes seus antepassados.

Espécies:

Saltões
: Os saltões vivem nos trópicos.Passam grande parte do tempo fora de água, mas mergulham para manter a pele húmida ou quando assustados. Os olhos são quase pedunculados, pelo que podem ver no ar enquanto o corpo está imerso.

Perca-trepadora: Apesar do seu nome, a perca-trepadora não trepa às árvores. Pensa-se que os indivíduos encontrados em árvores foram lá colocados por pássaros para serem comidos com
calma. As espinhas dos opérculos ajudam o peixe a "caminhar".

Comentários

Mensagens populares